quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Livro analisa o legado de Kurt Cobain e do Nirvana

Capa do novo livro de Charles R. Cross

Hoje (20 de fevereiro) Kurt Cobain completaria 47 anos de vida. E nesta data querida surge uma boa notícia para os fãs do Nirvana. O jornalista Charles R. Cross, autor de “Mais pesado que o céu” – a melhor biografia sobre o cantor já publicada –, acaba de anunciar um novo livro com lançamento previsto nos Estados Unidos para 18 de março.

Trata-se de “Here We Are Now: The Lasting Impact of Kurt Cobain”. Neste trabalho Cross se debruça sobre o legado da banda 20 anos após o suicídio do músico, em abril de 1994. Segundo o jornalista, o objetivo é avaliar o impacto da morte do cantor na música e no universo pop com o benefício do filtro temporal que surgiu entre a tragédia até os dias atuais.

Último ícone do rock ou a última banda que revolucionou a música se tornaram maneiras comuns de se referir ao Nirvana depois do lançamento de Nevermind em 1991. Desde então a música do grupo tem significado algo para múltiplas gerações. “Cobain e o Nirvana”, diz Charles R. Cross, “são agora parte de um rito de passagem pela adolescência, e embora o espírito adolescente (teen spirit) tenha mudado desde o início dos anos 90, a música mantém a mesma autenticidade”.

A palavra “autenticidade” tem muito a ver com o impacto causado e o legado deixado pelo Nirvana ao longo das duas últimas décadas. Mas também há outros fatores que devem  ser discutidos no novo livro do biógrafo de Kurt Cobain.

“Here We Are Now” foi escrito a partir de uma série de entrevistas e também uma penca de outros materiais reunidos por Charles R. Cross. Se tiver a mesma profundidade e fôlego de “Mais Pesado que o Céu”, podemos aguardar mais um bom livro sobre o líder do Nirvana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário