segunda-feira, 19 de julho de 2010

A arte de fotografar a natureza


“O meu trabalho é voltado para a conscientização sobre o meio ambiente. Tentar, através da fotografia, transmitir informações sobre a necessidade de preservarmos a única casa que a gente tem. Entender que a gente faz parte e não que é dono do planeta.” É assim que o curitibano Zig Koch define a motivação que o levou a ser um dos fotógrafos mais renomados do Brasil quando o assunto é registrar imagens da natureza. Diplomado em Arquiteta e Urbanismo em 1982, exerceu o trabalho de arquiteto por apenas quatro anos, até que, em 1986, Koch decidiu dedicar-se exclusivamente à fotografia, arte que já lhe era uma paixão desde a adolescência.

Hoje, Zig Koch possui em seu currículo trabalhos para grandes revistas brasileiras, como Veja, Caminhos da Terra, Viagem e Turismo, Elle, Ícaro, Manchete, Horizonte Geográfico, entre outras, as quais reproduziram em suas páginas inúmeras imagens captadas pelo fotógrafo ao longo de incontáveis viagens pelo Brasil, Europa, África e Estados Unidos. Zig Koch também conta com uma série de trabalhos para órgãos ligados ao governo e entidades não governamentais, além de fazer parte de mais de uma dezena de livros, diversos calendários e peças publicitárias de caráter nacional e internacional.

Segundo Koch, desde que começou a fotografar o seu foco sempre foi a flora, a fauna e paisagens. “Como eu gostava muito de natureza, em 1982, fiz o primeiro curso de observação de aves, provavelmente do Brasil. Neste curso tinha um módulo que era fotografia. Eu já fotografava e fiz esse curso para entender melhor as fotos de natureza que eu estava fazendo. Para entender o objeto das fotografias que está fazendo você tem que estudar o meio ambiente”, ensina Zig Koch, que também ministra palestras e promove cursos de fotografia.

Ao longo dos quase 25 anos de trabalho como fotógrafo profissional, o curitibano montou um arquivo com cerca de 170 mil fotos (entre cromos e imagens digitais). Uma pequena parte delas, cerca de 15 mil, está disponível no site criado pelo fotógrafo (www.naturezabrasileira.com.br).

Entre os trabalhos realizados, alguns dos que ele considera mais interessantes foram realizados para a WWF, famosa entidade voltada para a conservação da natureza. Ao todo foram seis expedições ao Pantanal e à Amazônia. “Dessas, a expedição para o Parque Nacional do Juruena (MT) acredito que tenha sido a melhor em vários sentidos, desde as possibilidades de fotografia, a estrutura muito bem montada, com caminhão, carro, barco, avião, helicóptero. Isso possibilitava uma mudança muito rápida de foco de fotografia, ainda mais na Amazônia, onde tudo é muito longe, muito difícil. Sempre é um trabalho de risco.”

Conhecer para amar


Antes de decidir seguir a carreira como fotógrafo profissional, Zig Koch comenta que, com o seu trabalho como arquiteto atuante na área de planejamento urbano, a ideia dele era fazer ações que beneficiassem muitas pessoas. Nesse sentido, ele acabou percebendo que um problema era a falta de conhecimento das pessoas sobre o meio ambiente. Isso porque, vale lembrar, na década de 80 os assuntos ligados à natureza não estavam tão em evidência como nos dias atuais.

Intuitivamente, Zig Koch acreditava que através das imagens seria possível levar às pessoas mais conhecimentos sobre o meio ambiente e, dessa forma, estimulá-las a terem uma atitude mais consciente a respeito da natureza. Na opinião do fotógrafo, “as pessoas amam o que conhecem. Se elas começam a perceber que existe uma relação de vida entre as pessoas e o meio ambiente e que isso traz um benefício grande para a gente, o comportamento delas com a natureza pode ser diferente. Esse é o mote do meu trabalho até hoje. Muita gente pensa que as pessoas e o meio ambiente são coisas separadas e cada um tem que ficar no seu espaço. Mas as coisas não têm uma separação física. Tudo é meio ambiente.”


- (Cristiano Viteck, revista Amigos da Natureza - Junho/2010)

FOTO: Zig Koch

Um comentário: