quarta-feira, 28 de julho de 2010

1ª Feira Agropecuária recebeu mais de 20 mil visitantes


De 1º a 7 de setembro de 1958, Marechal Cândido Rondon sediou sua 1ª Exposição Agropecuária. O evento, que inclusive contou com a presença do governador Moisés Lupion, aconteceu na área em que hoje existe a Praça Dealmo Selmiro Poersch, em frente à Matriz Católica. Unindo negócios e diversão, a primeira exposição mostrou a vocação da comunidade para a promoção de grandes eventos.

A ideia para a realização da exposição partiu da Colonizadora Maripá, que assim queria mostrar aos visitantes o potencial da região e, desso modo, despertar o interesse de novas pessoas em vir morar nas cidades onde a empresa ainda possuía terras à venda. Inicialmente, a intenção da colonizadora era promover o evento em Toledo. Contudo, a população da cidade e a própria prefeitura não deram muita atenção à proposta. Então, ela foi apresentada à comunidade de General Rondon, que viu com bons olhos a oportunidade. Arlindo Lamb, então vereador, foi o nomeado presidente da comissão organizadora.

Preparativos

Do momento em que foi decidida a realização até a data prevista para o evento, havia apenas dois meses para montar toda a estrutura para a exposição. Diferente de hoje, quando Marechal Cândido Rondon conta com um amplo e bem estruturado parque de eventos, naquela época tudo teve que ser construído às pressas.

Para a empreitada, a colonizadora contratou todos os construtores que havia na região e cada qual montou uma equipe. Em 30 dias, todos os barracões necessários estavam construídos. Mas a preocupação não era apenas com a estrutura onde aconteceria a exposição.

Divulgada em todo o Sul do país, a expectativa é que a exposição atrairia milhares de pessoas. Como General contava apenas com dois hotéis (o Avenida, de propriedade de José Feiden; e Brasil, de Rinaldo Lamberty), a comissão da festa mobilizou os moradores da região interessados em abrigar em suas residências os visitantes. A ideia deu certo e, em um raio de 10 km, a comissão havia conseguido 4 mil lugares.

A exposição

Apesar de ter chovido durante os sete dias, a exposição foi um sucesso. Além do governador Moisés Lupion e autoridades como deputados estaduais e federais, outras 20 mil pessoas vindas dos mais diversos lugares visitaram o evento. Os expositores eram os próprios colonos de General Rondon, que colocaram à mostra gado, aves, suínos, produtos coloniais, móveis, utensílios domésticos e tudo mais que era produzido ou cultivado na vila.

Além de negócios, a 1ª Exposição Agropecuária garantia diversão aos visitantes, com bailes realizados todas as noites. A animação ficou sob responsabilidade de uma bandinha tirolesa com 28 integrantes, vinda de Treze Tilhas (SC). Os bailes duravam a noite toda.

Encerrada a exposições, todos os barracões foram desmontados.

Emancipação


Os resultados positivos da 1ª Exposição Agropecuária de General Rondon teve repercussões além do esperado. Uma vez demonstrado todo o potencial econômico e produtivo do distrito. A partir de então, a vontade de emancipar General Rondon do município foi crescendo entre os moradores da comunidade, iniciativa que também passou a contar com o apoio de Willy Barth e da própria empresa colonizadora. Menos de dois anos depois, no dia 25 de julho de 1960, General Rondon deixou de ser distrito toledano e se transformou no município de Marechal Cândido Rondon.

Fontes:
WEIRICH, Udilma Lins. “Histórias e Atualidades: perfil de Marechal Cândido Rondon”. Marechal Cândido Rondon: Editora Germânica, 2004.
ZIMMERMANN, Jadir. “Arlindo Lamb: uma história que merece ser contada”. Marechal Cândido Rondon: Editora Germânica, 2006.

---
LEGENDA:
Estrutura montada para realizar a 1º Exposição Agropecuária.

CRÉDITOS: Arquivo pessoal de Arlindo Lamb


(Cristiano Viteck, O Presente - 50 anos de Marechal Cândido Rondon _ JULHO/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário