quarta-feira, 9 de abril de 2014

Novo documentário investiga: quem matou Kurt Cobain?

Filme reconstitui cenário da morte de Kurt Cobain

Ontem, 08 de abril, data em que há 20 anos o músico Kurt Cobain foi encontrado morto, foi divulgado o trailer de um novo documentário que se propõe a desmentir a versão de que o líder do Nirvana tenha cometido suicídio. Para Benjamin Statler, diretor do filme “Soaked in Bleach” – ainda sem data de estreia –, o cantor foi assassinado.

Essa teoria não é novidade. Alguns já defendem essa hipótese desde o dia em que Kurt Cobain foi encontrado morto com um tiro na cabeça em um quarto acima da garagem de sua mansão em Seattle.

Em 1998, o diretor Nike Bloomfield lançou o filme “Kurt & Courtney”, no qual deu a sua versão sobre o relacionamento entre o músico e a esposa Courtney Love. Segundo a teoria de Bloomfield, Courtney mandou mandar matar o marido depois que ele ameaçou se divorciar e ficar com a guarda da filha de dois anos do casal.

“Kurt & Courtney” trazia depoimentos que tentavam justificar a teoria de assassinato planejado pela esposa. Um dos que sugerem isso é o próprio pai de Courtney, assim como o detetive particular Tom Grant, que foi contratado por ela para descobrir o paradeiro de Kurt nos dias em que ele esteve desaparecido antes do corpo ser descoberto. 

A filha Frances Bean e o casal Courtney e Kurt

Há até mesmo um músico chapadaço de Seattle, El Duce, que afirma que Courtney teria lhe oferecido 50 mil dólares para matar Kurt. El Duce disse ter negado a oferta, mas declarou saber quem teria aceitado a proposta. Estranhamente, dias após dar esse depoimento, El Duce foi encontrado morto, atropelado por um trem.

A tese mostrada em “Kurt & Courtney” foi tratada como mera teoria da conspiração. Então, qual o interesse em se produzir mais um documentário sobre o assunto? Pelo trailer de “Soaked in Bleach”, o objetivo é forçar a polícia de Seattle a reabrir o caso e investigar novamente as circunstâncias da morte de Kurt Cobain.

Novamente o detetive particular Tom Grant aparece defendendo a tese de que Courtney Love tem culpa no cartório. Especialistas apresentam as teses já anteriormente levantadas de que Kurt não teria condições de atirar contra si próprio após ter injetado a quantidade gigantesca de heroína que foi encontrada em seu corpo. Ressurge também a teoria, entre outras, de que não foi Kurt quem escreveu as últimas linhas de sua carta de suicídio, pois as letras são diferentes. Quem teria escrito? Courtney Love.

Com acesso direto aos arquivos da polícia de Seattle envolvendo o caso, uma das principais cenas do documentário é a reconstituição exata da cena em que Kurt Cobain foi encontrado, um segredo que vinha sendo guardado há sete chaves nos últimos 20 anos.

Puro sensacionalismo ou uma investigação séria e reveladora? Aguardemos a estreia de “Soaked in Bleach”...

---
ASSISTA AO TRAILER:



Nenhum comentário:

Postar um comentário