sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Black Sabbath enfeitiça 30 mil camisetas pretas em Porto Alegre

Black Sabbath em Porto Alegre

Meninos eu vi e vim lhes contar. Na quarta-feira (09) Porto Alegre (RS) recebeu o primeiro dos quatro shows da “Reunion Tour” que a banda inglesa Black Sabbath fará no país. Cerca de 30 mil pessoas lotaram o estacionamento da Fiergs onde puderam comprovar o porquê do grupo ser um dos maiores nomes do rock em todos os tempos. Em uma apresentação com 16 canções, o público foi possuído por uma lista de clássicos que iniciou com “War Pigs” e terminou duas horas depois com “Paranoid”.

A turnê, que no Brasil passa hoje (11) por São Paulo e nos dias 13 e 15 pelo Rio de Janeiro e Belo Horizonte, é histórica por vários motivos. O principal é porque esta é a primeira vez que a banda se apresenta no Brasil com Ozzy Osbourne nos vocais. Membro da formação original do grupo, surgido na cidade inglesa de Birmingham em 1969, o cantor foi expulso em 1978 por abusar das drogas e álcool – isso em uma banda onde ninguém era santo... 

Ozzy: "Eu sou muito louco!" (Foto: Bruno Alencastro/Agência RBS)

Outro motivo que torna esses shows tão especiais é que a “Reunion Tour” divulga o primeiro álbum de estúdio do Black Sabbath com Ozzy, o guitarrista Tony Iommi e o baixista Terry Geezer Butler desde “Never Say Die!”, de 1978. A ideia inicial era reunir toda a formação original do Black Sabbath para a gravação do disco “13”. Porém, por problemas contratuais e de saúde o baterista Bill Ward ficou de fora. Lançado no primeiro semestre deste ano, “13” foi gravado com Brad Wilk, baterista do Rage Against The Machine.

O mais recente disco do Black Sabbath se encaixou tão bem na discografia da primeira era do grupo que na atual turnê ao menos três faixas (“The End of the Beginning”, “God is Dead?” e “Age of Reason”) se firmaram no set list, misturadas em meio às melhores músicas pinçadas dos quatro primeiros discos do grupo: Black Sabbath (1970), Paranoid (1970), Master of Reality (1971) e Volume 4 (1972).

Quem apostava em um show meio devagar com três velhinhos na casa dos 60 anos mal conseguindo ficar de pé caiu do cavalo. Apesar de pouco se moverem no palco, Ozzy, Iommi e Butler demonstraram que, se esta é de fato a última turnê da banda, pretendem deixar os palcos e iniciar a aposentadoria em grande estilo. Com um som impecável (o que nem sempre acontece em grandes shows) o Black Sabbath executou com perfeição seus clássicos.

Brincando de ser mau!

Tá certo que às vezes a voz de Ozzy dava umas derrapadas e o telão entregou que, principalmente nas longas músicas de “13”, o cantor recorreu ao pequeno monitor que exibia as letras para ele poder cantar. Fora isso, duvido que não teve muito marmanjo que sentiu um frio na espinha quando Ozzy começou a cantar os versos diabólicos da música “Black Sabbath”. Já Tony Iommi, que vem se recuperando muito bem de um câncer, e Geezer Butler tocaram seus instrumentos com a habilidade garantida nos 44 anos de carreira.

Show à parte deu o baterista Tommy Clufetos, que apesar de tocar com a banda da carreira-solo de Ozzy Ousborne, é praticamente desconhecido. Espancando os tambores sem dó e já chamando a atenção nos primeiros minutos do show, Clufetos passou de figurante a protagonista quando, possuído, por mais de cinco minutos ficou sozinho no palco executando um solo de bateria que justificou o porquê de Bill Ward ter sido limado da turnê...

Trinta mil camisetas pretas decoraram o lugar (Foto: O Globo/G1)

O público também merece nota. Obviamente era possível contar nos dedos aqueles que não estavam vestindo camiseta preta. Moleques mal saído das fraldas se misturavam a tiozões barrigudos e tatuados que devem curtir Black Sabbath desde o início da banda. Pais e mães também acompanhados de filhos pequenos provaram ainda que a fama do grupo está assegurada pelas próximas gerações.

Porto Alegre teve a satisfação de ver e ouvir em alto e bom som uma das últimas lendas da música. Por muitas décadas acusados de satanistas, Ozzy, Tommy e Butler estão mostrando para os brasileiros que se um dia venderam suas almas, elas foram vendidas mesmo é para o rock and roll... Graças a Deus!

Imprensa gaúcha deu ampla divulgação ao show histórico
***
Músicas apresentadas em Porto Alegre:

“War Pigs”
“Into the Void”
“Under the Sun”
“Snowblind”
“Age of Reason”
“Black Sabbath”
“Behind the Wall of Sleep”
“N.I.B.”
“End of the Beginning”
“Fairies Wear Boots”
“Rat Salad”
“Iron Man”
“God is Dead?”
“Dirty Women”
“Children of the Grave”
“Paranoid”


Nenhum comentário:

Postar um comentário