sábado, 21 de abril de 2012

21 de abril: Dia da Loja de Disco


Surgido na Inglaterra em 2007, o Record Store Day (Dia da Loja de Disco) chega hoje à sua quinta edição. Criado em um momento de forte crise da indústria fonográfica, resultado da disseminação da troca gratuita de arquivos MP3 na internet, o Dia da Loja do Disco se tornou uma espécie de marco de resistências das empresas que insistem em manter as portas abertas vendendo CD’s e vinis para um público restrito.

Mas a situação já esteve pior. Dados mostram que nos últimos anos está havendo uma retomada do comércio de discos. E o principal responsável por isso, quem diria, são os vinis, os antigos bolachões, que a partir da metade dos anos 90 quase desapareceram das lojas em todo o mundo. Só não morreram por causa de um minguado grupo de aficionados que jamais trocou a qualidade de áudio e também visual do vinil pelo CD.

Cada vez mais importante, o Dia da Loja de Disco se tornou realmente uma data especial para músicos e fãs de música, principalmente nos Estados Unidos e Inglaterra. Nestes dois países, centenas de artistas preparam lançamentos especiais e limitadíssimos (a maioria em vinil) para serem vendidos especialmente na data.


Este ano, foram preparados 417 lançamentos para o Dia da Loja do Disco, contra 250 no ano passado. E um detalhe: todo esse material é comercializado em lojas independentes. Nada de megastores ou coisas do gênero. Além disso, é comum artistas realizarem na data sessões de autógrafos e pequenos shows em lojas. Tudo isso para despertar novamente o hábito das pessoas frequentarem as lojas de discos ou despertarem a curiosidade daqueles que jamais pisaram em uma.

No Brasil, ainda não existe nada parecido. Porém, o mercado de discos de vinil também tem crescido aos poucos. Tanto que há cerca de dois anos foi reativada a única fábrica, a Polysom, no Rio de Janeiro. Esta semana, por exemplo, o Los Hermanos anunciou que toda sua discografia será relançada exclusivamente em vinil, em uma caixa pra lá de caprichada.

Na nossa região, o vinil também é comemorado. Hoje (será coincidência?), a CATVE FM de Cascavel anunciou o seu novo programa. Trata-se do Programa Clube do Vinil, que promete levar ao ar colecionadores para falar sobre seus vinis preferidos (veja aqui).

E você, sabe como é feito um disco de vinil?  

Veja este vídeo preparado exclusivamente pela turma do Record Store Day, que mostra todo o processo, desde a prensagem dos bolinhas de vinil até o empacotamento final do disco. Vale a pena conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário