quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Afonso Ribeiro: o primeiro brasileiro


Personagem dos mais intrigantes da história do Brasil me foi apresentado ontem pelo jornalista e historiador Eduardo Bueno. Não pessoalmente, é claro, mas na leitura do livro “A Viagem do Descobrimento”, um dos três volumes que integram a coleção Terra Brasilis que Bueno publicou, pela Editora Objetiva, em 1998.

Trata-se de Afonso Ribeiro. Condenado à morte em Portugal, ele foi embarcado na expedição de Pedro Álvares Cabral que oficialmente descobriu o Brasil em 22 de abril de 1500. Por aqui, Cabral e seu comandados ficaram por 10 dias, mantendo contatos com os índios, reabastecendo os navios com água e alimentos e fazendo o reconhecimento da região que haviam descoberto.

Quando a embarcação de Cabral e toda a sua frota partiram da nova terra para seguir viagem à Índia, aqui deixaram Afonso Ribeiro e um outro degredado, cujo nome não ficou registrado na história. A missão de Afonso seria aprender a língua dos indígenas para servir de interlocutor aos portugueses quando estes retornassem à terra recém descoberta, além de averiguar se havia aqui objetos de interesse a Portugal.

Registra a história que, ao ver as embarcações se afastando da costa brasileira, Afonso Ribeiro chorou, chorou e chorou. Não é para menos: ser abandonado numa terra que ninguém sabia ao certo onde ficava, ao lado de um povo que andava nu, não falava a língua dele, tinha costumes totalmente diferentes de tudo o que Afonso havia visto na vida... Imagino os tormentos de sensações e a amargura vivida na pele por esse sujeito, abandonado à própria sorte com uma vã promessa de que, algum dia, alguém, quem sabe, viria resgatá-lo.

Mas, o improvável aconteceu. O flagelo de Afonso Ribeiro e de seu colega anônimo durou exatos 20 meses, quando uma nova expedição enviada ao Brasil pelo rei português D. Manoel resgatou o degredado. Levado para Portugal, onde teve seu crime perdoado, os relatos de Afonso Ribeiro tiveram grande importância para que o Velho Continente conhecesse um pouco mais sobre o novo mundo que havia há pouco sido descoberto. Mais do que isso, o depoimento de Afonso Ribeiro teria servido de fortes argumentos para que o navegador Américo Vespúcio defendesse (corretamente) a ideia de que as terras descobertas em 1492 se tratavam de um novo continente e não da Índia, como acreditou Cristóvão Colombo até o fim de sua vida.

Bandido, condenado e abandonado neste mundão de meu Deus. Deu a volta por cima, foi perdoado e entrou para a história. Este é Afonso Ribeiro: o primeiro brasileiro.

5 comentários:

  1. è pena não termos mais detalhes sobre sua descendência na Bahia. Quem serão seus descendentes? Onde estão? Em que região da Bahia, sertão ou litoral? Seria interessante para muita gente que tem o sobrenome Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria que tal descendência fosse descoberta e publicada, pois sabe? Também sou Ribeiro. Poderia talvez, fazer parte desta descendência. Nada impossível.

      Excluir
    2. Não acredito que ele fosse bandido.Pois se o fosse D. Manuel não teria mandado buscá-lo

      Excluir
  2. Divulgar a história deste home é tirar o pano sujo que esconde a mais de 500 anos a verdadeira história do Brasil.

    ResponderExcluir