sábado, 24 de março de 2012

A vida nos bosques ou como tentar ser alguém melhor


"Por mais mesquinha que seja a sua vida, aceite-a e viva-a; não se esquive a ela nem a trate com termos duros. Ela não é tão ruim quanto você. Ela parece tanto mais pobre quanto mais rico você é. Quem vê defeito em tudo verá defeitos até no paraíso. Ame sua vida, por pobre que seja”.

Um livro que todo mundo deveria ler. Publicado em 1854, as ideias presentes em “Walden: ou a vida nos bosques”, do estadunidense Henry Thoreau (1817-1862), talvez sejam hoje ainda mais atuais do que na época em que foram escritas.

Ler essa obra é ser nocauteado da primeira à última página, tamanha a força dos pensamentos e quantidade de verdades (que poucos ousam dizer ou têm sequer a inteligência de pensar!) que ele despeja para cima do leitor. Sem ter como ou sem querer se defender, o leitor se entrega a uma leitura que a cada página estimula qualquer sujeito sensato a tentar ser uma pessoa melhor e mais feliz, por meios bem diferentes do que é entendido como o convencional.

Nas primeiras páginas ele já define o tom do livro:

“A grande maioria dos homens leva uma vida de calado desespero. O que se chama resignação é desespero confirmado.”


Thoreau nasceu na cidade de Concord, no Estado de Massachussets. Estudou em Harvard, trabalhou na fábrica de lápis da família – onde desenvolveu uma fórmula que poderia tê-lo deixado rico, destino pelo qual ele não demonstrou o menor interesse. Também foi topógrafo e professor por um breve período. Cansou de tudo e, entre 1845 e 1847, foi morar sozinho em uma cabana de 6 m² construída por ele mesmo às margens do Lago Walden, na própria Concord.

Amante da natureza (é considerado um dos mentores do movimento ecologista) e influenciado por filosofias orientais, o escritor era um crítico da sociedade. Não conseguia entender como alguém poderia se “matar” trabalhando para acumular bens, ter sempre roupas novas paras seguir a moda, encher a pança com comida suficiente para alimentar um elefante, almejar um maior status social...

“É uma vida de tolo, como vão descobrir quando chegarem ao final dela, ou talvez antes.”

“Walden” é o resultado desses 24 meses que Thoreau viveu no meio da mata. A força motivadora era provar para os outros e para si que ninguém precisa mais do que um tiquinho de alimento, água, umas poucas peças de roupa, um abrigo, meios para acender uma fogueira e a companhia de livros clássicos. Com apenas isso e com esporádicas visitas à cidade do Concord, o escritor passou muito bem, tanto que sobreviveu para escrever o livro.

Certamente um excêntrico, muitos podem pensar, que é como os habitantes de Concord julgavam ser Thoreau. Ele tinha consciência disso, mas não dava a mínima. Thoreau se sentia bem na companhia das árvores, dos animais, dos peixes e do lago Walden, que ele acabou conhecendo como se fosse a palma de sua mão.

“Acho saudável ficar sozinho a maior parte do tempo. Ter companhia, mesmo a melhor delas, logo cansa e desgasta. Gosto de ficar sozinho. Nunca encontrei uma companhia mais companheira do que a solidão.”


“Walden” se estende por 18 capítulos, mas são o primeiro, “Economia”, e o segundo, "Onde e para que vivi", que considerei os mais importantes. São neles que Thoreau abre a nossa cabeça-dura com suas críticas ao consumismo débil (que tanto amamos!), à hipocrisia travestida de filantropia, às escolas e universidades que ensinam apenas frivolidades, ao desenvolvimento tecnológico meio sem sentido que segue frenético em busca de novidades que no fundo não servem pra nada.

Por outro lado, ensina-nos a amar a natureza, tudo isso depois de nos jogar na cara o quanto somos idiotas por perder tempo trabalhando para comprar coisas que não precisamos e por deixarmos em último plano o desenvolvimento espiritual e o verdadeiro desfrutar da vida.

Nos demais capítulos, ele se dedica a descrever seus dias vivendo nos bosques, suas observações sobre as colheitas e os animais, devaneios diversos que resultam sempre em mais ensinamentos aos seus leitores.

"Nossa vida toda é alarmantemente moral. Nunca há um instante de trégua entre a virtude e o vício. A bondade é o único investimento que nunca falha. Na música da harpa que freme por todo o mundo, é a insistência nisso que nos faz vibrar."

Impossível imergir ileso da leitura de “Walden”. Damos razão a quase tudo para Thoreau, mas também nos damos conta de como é difícil nos desprender das coisas materiais. Até parece que elas fazem parte do nosso corpo. Mas penso que vale a pena e acredito que isso deve ser um exercício praticado no dia-a-dia, para o bem de cada de cada um...