sexta-feira, 8 de novembro de 2013

RAHMA PROJEKT: música para encher os olhos




 O trabalho nasceu por acaso, mas tem merecido elogios de quem põe os olhos. Trata-se do “Rahma Projekt”, que como define o criador, “nasceu pelo desejo de criar simplesmente pelo prazer de criar. Uma válvula de escape que junta duas das minhas paixões: design e rock'n'roll.”

Com mais de 140 ilustrações produzidas ao longo dos últimos dois anos, o professor de design gráfico Rafael Hoffmann, de Criciúma (SC), traduz em imagens canções de artistas nacionais e internacionais. Em alguns dos trabalhos basta bater o olho na arte e sacar de qual música trata. Em outros é preciso pensar um pouco mais.

A coisa fica mais fácil se quem aprecia o Rahma Projekt possui uma boa bagagem de conhecimento musical. Mas se a bagagem não for muito grande, também vale apreciar as canções ilustradas que, obviamente, já estão sendo vendidas. Afinal, são ótimas peças de decoração – também em formato de almofadas, canecas e camisetas, além dos pôsteres.

Batemos um papo internético rápido com Rafael Hoffmann sobre o Projekt. Leia abaixo:

Rolling Stones - "It's only rock and roll"

Há quanto tempo existe e como foi que nasceu o projeto Rahma Projekt?
As primeiras ilustrações são de 08 de junho de 2011. O projeto não foi uma coisa pensada, planejada. Foi muito espontânea. Naquele dia, em um momento em que estava passando um período meio conturbado, com dúvidas profissionais e com sobrecarga de trabalho, eu estava ouvindo em loop de música “Fox on the Run”, do Manfred Mann, que tinha uma relação com o que eu estava sentindo. Ao ver uma imagem qualquer na internet, deu um "estalo" e simplesmente abri um programa e tentei expressar graficamente o refrão. Gostei do resultado, me senti melhor e entrei no piloto automático. No dia seguinte já tinha mais umas seis ou sete ilustrações e aí a coisa deslanchou. Não conseguia pensar em outra coisa.

Você logo mostrou esse trabalho para outras pessoas ou era algo mais pessoal mesmo?
De início não. Mas passado algum tempo eu comecei a publicar de forma anônima na internet através do Flickr para ter um retorno, ver o que outras pessoas achavam.

Deve ter ficado satisfeito com o feedback...
Bastante, foi bem acima das expectativas. Como era uma coisa bem pessoal, não achei que outras pessoas iam curtir tanto.

Esse seu trabalho remete a uma "cultura" que não existe muito aqui no Brasil, mas que é forte nos EUA e na Europa, que são os cartazes de shows, com ilustrações belíssimas. Esse seu trabalho sofre algum tipo de influência nesse sentido?
Claro, como designer sou maluco por cartazes em geral, mais especificamente os de shows. Inclusive, eles são meu tema da dissertação de mestrado em que vou falar sobre os cartazes do movimento psicodélico em São Francisco.

Que artistas te inspiram nessa forma de trabalho?
Cara, é uma mistureba de inspiração... Mas sou muito fã do trabalho do Saul Bass, responsável por alguns dos pôsteres e aberturas de filmes mais clássicos do Hitchcock. Gosto muito também da simplicidade carregada de significado do trabalho do Alexandre Wollner. Lester Beall, Paul Rand e Lucian Bernhard também são referências constantes, além de nomes mais atuais como Olly Moss, Mico Toledo, Pedro Vidotto e Noma Bar.

Há interesse em comercializar esse trabalho?
Na verdade eles já são comercializados há algum tempo. Eu procuro terceirizar tudo para não me estressar com nada além da criação. Existem várias lojas/sites que fazem esse "meio de campo", como  Urbanarts, Uzinga e Vandal.

Legião Urbana - "Faroeste Caboclo"



Guns n' Roses - "I used to love her"

The Doors - "Light My Fire"

Creedence Clearwater Revival - "Bad Moon Rising"

Johnny Cash - "Ain't no Grave"

Engenheiros do Havaí - "O Papa é Pop"

Eagles - "Hotel California"

Ramones - "Merry Christmas"

Leopoldo & Valéria - "Expresso do Rock"

Pearl Jam - "Jeremy"
---
Para ver mais acesse:

 

sábado, 2 de novembro de 2013

Garagem 95: uma década de rock nas antenas

Em 2012, no estúdio com Rodolfo (Cachorro Grande) e Chapola e Nevilton (Nevilton)

O programa Garagem 95 acaba de completar dez anos no ar pela Rádio Difusora 95 FM. Uma década! Tempo muito maior do que eu imaginava que o programa ficaria no ar. Na minha ideia, o Garagem 95 já teria sido um sucesso se tivesse duas ou três edições. Afinal, qual seria a reação das pessoas a um programa com a proposta de tocar rock, numa cidade/região onde esse estilo musical é do agrado da minoria?

Foi pagando pra ver que em 1º de novembro de 2003 que os já radialistas Macarrão e Popi e um jornalista abestado (eu!) sem experiência nenhuma com essa mídia entraram no estúdio para apresentar o primeiro Garagem 95. Se para os outros dois tudo era normal, para eu falar pela primeira vez no microfone foi um cagaço enorme, mas sobrevivi...

As músicas apresentadas na edição de estreia foram:

White Stripes – Seven Nation Army
Los Hermanos – O Vencedor
Belle & Sebastian - Jonathan David
Red Hot Chili Peppers – Universally Speaking
Yeah Yeah Yeahs – Date With The Night
Tequila Baby – Menina Linda
Radiohead – Go to Sleep

Kings of Leon – Molly’s Chambers
Raimundos – Nêga Jurema
Ramones (ÓBVIO!!!) – Rockaway Beach
Joey Ramone (ÓBVIO!!!) – What a Wondeful World
Charlie Brown Jr. – Como Tudo Deve Ser
Eddie Vedder – You’ve Got To Hide Your Love Away
Pavement – Gold Soundz

Bem metido a besta, né... Mas, a lista ilustra perfeitamente qual a ideia quando pensamos o programa. Tocar bandas que considerávamos boas, porém que eram pouco conhecidas, dando uma colher de chá para uns e outros hits radiofônicos, como no caso aí de cima o Red Hot Chili Peppers e o Raimundos. Na época, White Stripes, Kings of Leon e Yeah Yeah Yeahs, por exemplo, eram carne fresca.

Ah, e o Ramones ainda não tinha virado marca de roupa...
 
Faichecleres no 2º aniversário do Garagem 95, em 2005

Com o tempo, o trio que iniciou o programa virou uma dupla com a saída do Popi e, mais adiante, outros locutores se revezaram comigo na apresentação do programa, até que há uns cinco anos passei a conduzir sozinho o Garagem 95.

Nessa uma década muita gente bacana também apareceu no estúdio ou aceitou conceder entrevistas para o programa. Puxando rapidamente pela memória me vêm à cabeça nomes como Engenheiros do Havai, Capital Inicial, Bidê ou Balde, Acústicos & Valvulados, Tianastácia, Giovaneides, Tequila Baby, Forgotten Boys, Cachorro Grande, Relespública, Identidade, Pelebrói Não Sei, Dissonantes, Marcelo Nova, Nevilton e TNT.

Aconteceu do Fresno também participar ao vivo do Garagem 95, a única vez que adolescentes histéricas choraram ao lado do estúdio enquanto eu apresentava o programa... 

Entrevista com Marky Ramone, 2006

E tivemos ainda a entrevista com o Marky Ramone, realizada em Curitiba quando o baterista estava em turnê com a Tequila Baby.

Dez anos depois e com 503 programas nas costas, o Garagem 95, para o bem ou para o mal, se estabeleceu como um marco dentro do rádio na região por ser, provavelmente, o programa de rock há mais tempo no ar pelas bandas do Velho Oeste paranaense.

Espero continuar fazendo amigos através do habitual contato com os ouvintes todos os sábados e, com sorte e paciência, quem sabe daqui a alguns anos estaremos todos comemorando mais uma década no ar, mandando sempre muito rock pra dentro das orelhas...

---
(*) O Garagem 95 vai ao ar sábado, sempre das 18h00 às 20h00, pela Rádio Difusora FM, de Marechal Cândido Rondon (PR) - www.radiodifusora.com.br/fm


Humberto Gessinger (Engenheiros do Havaí), 2005
Entrevista/cervejada com Oneide (Pelebrói Não Sei) e Duda (Tequila Baby), 2005
Forgotten Boys, 2008
Carlinhos Carneiro (Bidê ou Balde), 2006
Relespública, 2008
Dissonantes, 2009
Identidade, 2008
Marcelo Nova (Camisa de Vênus), 2005
Nevilton na festa do 9º aniversário, 2012
Cachorro Grande nas comemorações de 10 anos do Garagem 95, 2013